Fall Softly Collection e Desconto Sigma Novembro 2014

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Como reconhecer o seu Tipo de Cabelo


Há características específicas que podem levar a uma análise correta. Apre­sentamos uma avaliação prática de como reconhecer seu tipo de cabelo:

Após lavar e secar os cabelos, selecione quatro mechas de pontos diferen­tes da cabeça, sendo, preferencialmente, uma de cada lateral, uma da parte de trás e a outra da parte superior.


Com as pontas dos dedos, avalie a raiz do cabelo e verifique o seguinte: se estiver áspera, significa que seu cabelo é seco na raiz; se apresentar oleosidade, que pode ser vista através de um excesso de brilho no dedo, significa que seu cabelo é oleoso na raiz; se estiver macio e sem oleosidade, seu cabelo é normal na raiz.

Continuando, verifique com os dedos a região das pontas: se as pontas estiverem opacas, é porque seu cabelo é seco nas pontas; se estiverem macias, sem ressecamento, é porque é normal nas pontas.


DICA

Se quiser aprofundar-se na avaliação, consulte seu cabeleireiro, esteticista ou, se precisar, um dermatologista, pois há outros fatores que devem ser avaliados, tais como: comprimento, cor aparente, presença de cabelos brancos, estilo, pontos brancos que antecedem as pontas duplas, cabelos quebradiços e caspa.

De posse de todos esses dados, você começa a conhecer melhor seu cabelo.


TIPOS DE CURVATURA DOS FIOS DE CABELO

Os cabelos podem ser diferentes devido ao tipo de curvatura dos fios. A estrutura do cabelo é definida pelo formato do fio e determinada geneticamente pela combinação das características dos cabelos dos pais, avós ou outras gerações.

Basicamente, a diferença entre os cabelos lisos, ca­cheados e crespos é a forma geométrica de cada fio, que é notada pelo grau de ondulação e estrutura.

A curvatura do fio liso é cilíndrica, a mais redonda.

Já os cabelos cacheados e crespos são naturalmen­te mais frágeis comparados aos demais, uma vez que eles têm estruturas semelhantes a uma haste oval torcida, que favorece a ruptura do fio.

Com a variedade do formato dos fios, os cabelos cacheados e crespos tendem a apresentar mais volume. Isto acontece porque os fios ocupam mais espaço no couro cabeludo e sua ordenação não é paralela como nos cabelos lisos, o que também contribui para que o cabelo embarace mais.

Considerando as características naturais dos cabelos cacheados e crespos, como também os efeitos de fatores externos, são necessários cuidados específicos com a utilização de produtos que proporcionam proteção, hidratação e ajudam a controlar o volume e a deixar os cachos mais bonitos e definidos.

Fonte: Cuidados com os Cabelos (Publicação Unilever disponibilizada por Seda).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...