Mulheres goianas
ganharão primeiro Centro de Detecção Precoce do Câncer de Mama com equipamento
que visualiza tumores em 3D.
Goiânia, 24 de
janeiro de 2013 – As cerca de 800 mil mulheres goianas com idade acima de
40 anos são as maiores beneficiadas com a parceria oficializada hoje entre o
Instituto Avon e a Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (Fundahc), para a construção de um
avançado Centro de Detecção Precoce do Câncer de Mama de 1.089 metros quadrados
ao lado do hospital. O Instituto Avon está destinando R$ 2,3 milhões para este
projeto, um dos maiores aportes da história da organização, que está celebrando
10 anos de trabalho pela redução da mortalidade por câncer de mama. Esta
doença, segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), levou mais de 12 mil
mulheres à morte no país em 2010. É o segundo tipo de neoplasia mais frequente
no Brasil. Em Goiás, as estimativas indicam que, só no ano passado, surgiram
294 novos casos da doença.
José Morais, da FUNDAHC, e Lírio Cipriani, do Instituto Avon, seguram o
cheque, ladeados por Luiza Brunet, Embaixadora do Instituto Avon, Edward Brasil, reitor da UFG, Dr. Ruffo de
Freitas Jr., coordenador do Programa de Mastologia do HC/UFG, acompanhados por
representantes dos governos estadual e municipal.
O novo centro foi
idealizado de acordo com os mesmos parâmetros dos demais quatro centros de
detecção apoiados pelo Instituto Avon em Salvador (BA), Porto Alegre (RS),
Barretos (SP) e Jundiaí (SP). O objetivo é oferecer qualidade e conforto no
atendimento, exames precisos e feitos com agilidade, além de rapidez nos
agendamentos e nos diagnósticos. Com a otimização dos serviços, que estarão
todos centralizados no mesmo local, o Programa de Mastologia do Hospital das
Clínicas/UFG espera dobrar sua capacidade de atendimento de 9 mil para 18 mil
mulheres ao ano. Além disso, o centro será o primeiro no estado a contar com um
aparelho de estereotaxia, de alta precisão, que permite a identificação de
tumores em 3D. A previsão de inauguração do Centro de Detecção Precoce do
Câncer de Mama é maio de 2014.
“Ficamos
honrados em iniciar a celebração dos 10 anos do Instituto com o anúncio dessa
parceria, pois todo esse trabalho se resume a um ponto: salvaremos vidas. Além
disso, essas mulheres contarão com mais conforto e exames de maior qualidade.
Estamos dando condições para elas se cuidarem”, comemora David Legher,
presidente da Avon Brasil. “Nosso projeto de apoiar centros de detecção em
todo o país tem se mostrado a cada dia uma decisão mais acertada. Podemos ver,
na prática, todos eles levando à diminuição do tempo dos exames, dos
diagnósticos. Era esse o resultado que esperávamos.”
Poderão ser atendidas
gratuitamente, por meio do SUS (Sistema Único de Saúde), mulheres de todo o
estado de Goiás, com idade igual ou maior que 40 anos (e/ou com 35 anos ou mais
com alto risco para o câncer de mama), direcionadas pelos serviços municipais de
saúde. O atendimento contará com toda a infraestrutura para oferecer um serviço
completo, do atendimento ambulatorial em mastologia e procedimentos
diagnósticos (como mamografia, ultrassonografia e outros) até as especialidades
de oncologia e cirurgia plástica, passando por serviços de apoio como
assistência social e psicologia, além de favorecer a formação, a capacitação e
a pesquisa.
“Este projeto,
viabilizado por meio da parceria com o Instituto Avon, permitirá a utilização
de técnicas modernas na detecção do câncer de mama, diminuindo o número de
cirurgias para o diagnóstico das doenças da mama, cortando custos para o Estado
e reduzindo o tempo de espera entre a mamografia e o início do tratamento das
pacientes”, diz Ruffo de Freitas Júnior, coordenador do Programa de
Mastologia da UFG. Segundo o médico, o tempo de espera para os exames deve
diminuir dos atuais 30 dias para 14, quando o centro estiver pronto. “Será
um grande reforço na busca da redução da mortalidade feminina por câncer de
mama em todo o Estado de Goiás”, afirma.
Segundo a pesquisa
Instituto Avon/Data Popular – Percepções sobre o Câncer de Mama, realizada
no ano passado, dentre as mulheres com histórico de câncer de mama, a primeira
suspeita da doença surgiu após autoexame, mencionado por 38,4% das
entrevistadas. A mamografia aparece em segundo lugar, citada por 29,9% das
mulheres, indicando que a maior parte delas ainda descobre o câncer de mama
quando os tumores já estão maiores e podem ser percebidos pelo toque, momento
em que o tratamento passa a ser menos efetivo do que se realizado quando o
tumor ainda é bem pequeno. A pesquisa ouviu 1.700 pessoas, entre mulheres com e
sem histórico da doença, homens e profissionais de saúde de todo o país.
“Nós nos
empenhamos em detectar quais são os obstáculos para a mulher fazer as
mamografias e diminuir essas barreiras”, comenta Lírio Cipriani, diretor
executivo do Instituto Avon. “Sabemos que muitas não acreditam no benefício da
mamografia, então apoiamos projetos que levam mais informação e conscientização.
Mas sabemos também que as dificuldades para realizar os exames podem fazer a
mulher desistir, daí a necessidade de otimizar os serviços, por meio dos
centros de detecção precoce”, explica. Este é o quinto projeto de criação
de centro de detecção apoiado pelo Instituto Avon no país e o primeiro na
região Centro-Oeste.
Uma parceria de
longa data em Goiás – O Instituto Avon tem um histórico de parcerias com o
Programa de Mastologia da UFG que começou em 2005, com iniciativas para
favorecer o acesso das mulheres goianas à informação e ao tratamento de
qualidade para o câncer de mama. A primeira iniciativa foi o apoio ao projeto De
Peito Aberto, do Hospital das Clínicas/UFG, com um aporte de quase R$ 100
mil para investimento em capacitação e treinamento de agentes comunitário se
saúde em relação ao câncer de mama. Dois anos depois, as duas instituições se
uniram novamente para uma ação de detecção precoce que contou com a
participação de agentes comunitários de saúde e revendedores Avon, na qual o
Instituto Avon destinou cerca de R$ 160 mil para a compra de um aparelho de
ultrassom e computadores. Por fim, em 2010, o Hospital das Clínicas da UFG
recebeu um aporte do Instituto Avon no valor de R$ 14,5 mil para viabilizar as
publicações da produção científica dos dados epidemiológicos do Câncer de Mama
levantados em Goiânia e em todo o estado de Goiás.
Em parceria com o
Fundo Municipal de Saúde, em 2007, o Instituto Avon realizou a doação de um
mamógrafo no valor de R$ 180 mil para o Hospital Municipal Modesto de Carvalho,
em um projeto de rastreamento em mulheres acima de 40 anos em Itumbiara/GO.
Maria da Guarda,
uma revendedora pela causa – Há mais uma grande ligação entre o estado de Goiás e
o Instituto Avon, quando se fala de combate ao câncer de mama. A
revendedora de produtos Avon Maria da Guarda Ferreira é de Iporá, no
interior de Goiás. Ela descobriu estar com a doença em 2003, após ler um dos
folhetos explicativos sobre a doença que chegou dentro de sua caixa de
produtos. Fazendo o autoexame da mama durante o banho, sentiu o tumor. “Aquele
folheto salvou minha vida”, lembra. “Apesar de já ser um tumor grande, tive
tempo de buscar tratamento e fui curada”. Maria da Guarda já representou as
revendedoras em várias mobilizações relacionadas à campanha Avon contra o
Câncer de Mama. Entre elas, viajou ao Chile para levar sua mensagem de
esperança e foi homenageada pelos mais altos executivos da Avon global em
evento celebrativo dos 125 anos da empresa, em São Paulo, em 2011. Sua história
pessoal de força e esperança também é comovente. Mãe de duas filhas, ela foi
abandonada pelo marido logo no início da doença. Seguiu trabalhando como
revendedora Avon mesmo durante o período da doença, para sustentar a família.
Hoje, formada em pedagogia, namorando e um grande sucesso como revendedora, ela
também dedica-se a uma organização que apoia mulheres com câncer de mama. “Foi
difícil, mas saí mais forte dessa história, decidida a motivar as mulheres a
fazerem os exames, a cuidarem delas próprias, para que possam cuidar de quem
elas amam.”
A revendedora
autônoma de produtos Avon é a maior força de ação das causas do Instituto Avon.
Ela dissemina informações e promove a venda dos produtos que apoiam a campanha,
comercializados nos folhetos da Avon. No Brasil, as cerca de 1,5 milhão de
revendedoras participam anualmente das mobilizações pela causa que a Avon
promove globalmente, em outubro, com a participação de grande parte do seu
contingente de mais de 6 milhões de revendedoras. Só no Brasil, aconteceram mais
de 800 mobilizações em 2012, a maioria com corridas ou caminhadas envolvendo as
comunidades, para disseminação de informações sobre a importância da detecção
precoce para salvar vidas. Goiânia foi um dos destaques, reunindo mais de 3 mil
pessoas em uma Corrida e Caminhada contra o câncer de mama. Por essa
contribuição, as revendedoras de Goiânia foram homenageadas no evento de
anúncio da parceria, representadas por Maria da Guarda.
Sobre
a Avon
A Avon, a empresa
voltada para as mulheres, é líder mundial no mercado de beleza, com uma receita
anual de mais de US$ 11 bilhões. Como a maior empresa de vendas diretas do
mundo, ela comercializa seus produtos em mais de 100 países por intermédio de
aproximadamente 6 milhões de revendedores autônomos. A linha de produtos Avon
inclui itens de beleza de alta tecnologia, assim como produtos de moda e para
casa, e apresenta marcas de qualidade reconhecida como Linha Avon de Maquiagem,
Color Trend, Renew, Skin-So-Soft, Advance Techniques e Avon Naturals. Para
obter mais informações sobre a Avon global e seus produtos, visite o site:
www.avoncompany.com. Para saber mais sobre a Avon no
Brasil, acesse: www.avon.com.br.
Sobre
as ações de responsabilidade social da Avon
A Avon
é uma empresa global líder em ações sociais com foco em causas que interessam
especialmente à mulher. As ações sociais da empresa são coordenadas pela Avon
Foundation For Women, maior entidade focada em causas voltadas para a mulher
ligada a uma corporação. Até 2012, foram doados mais de US$ 910 milhões em mais
de 50 países para as causas do câncer de mama e violência doméstica. A ação de
responsabilidade social da empresa está concentrada na disseminação de informações,
na conscientização, no apoio a pesquisas sobre o
câncer de mama e na ampliação do atendimento a mulheres com esta doença, por
meio da campanha Avon Breast Cancer Crusade (no Brasil, Avon contra o
câncer de mama) e nos esforços para reduzir a violência contra a mulher,
por meio da campanha Speak Out Against Domestic Violence (no Brasil, Fale
sem Medo – não à violência doméstica). A Avon também atua de forma efetiva
na prestação de auxílio em caso de desastres naturais e emergenciais em várias
partes do mundo. Os folhetos de produtos Avon trazem itens criados
especialmente para arrecadar fundos para as causas. Além disso, a empresa
promove eventos com participação de milhares de pessoas em várias partes do
mundo para gerar fundos e promover a conscientização da sociedade, e distribui
materiais informativos divulgados pelos mais de 6 milhões de revendedores de
produtos Avon em todo o mundo. No Brasil, as ações sociais relacionadas ao
combate ao câncer de mama e à violência doméstica são coordenadas pelo
Instituto Avon, que celebra uma década de ações voltadas para a mulher. Desde 2003, a organização já doou
mais de R$ 43 milhões para projetos e ações relacionados a essas causas no
país.
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www.twitter.com/AvonBR | www.facebook.com.br/AvonBR
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