Fall Softly Collection e Desconto Sigma Novembro 2014

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Instituto Avon destina R$ 2,3 milhões para construção de Centro de Detecção de Câncer de Mama em Goiás


Mulheres goianas ganharão primeiro Centro de Detecção Precoce do Câncer de Mama com equipamento que visualiza tumores em 3D.

Goiânia, 24 de janeiro de 2013 – As cerca de 800 mil mulheres goianas com idade acima de 40 anos são as maiores beneficiadas com a parceria oficializada hoje entre o Instituto Avon e a Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (Fundahc), para a construção de um avançado Centro de Detecção Precoce do Câncer de Mama de 1.089 metros quadrados ao lado do hospital. O Instituto Avon está destinando R$ 2,3 milhões para este projeto, um dos maiores aportes da história da organização, que está celebrando 10 anos de trabalho pela redução da mortalidade por câncer de mama. Esta doença, segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), levou mais de 12 mil mulheres à morte no país em 2010. É o segundo tipo de neoplasia mais frequente no Brasil. Em Goiás, as estimativas indicam que, só no ano passado, surgiram 294 novos casos da doença.

José Morais, da FUNDAHC, e Lírio Cipriani, do Instituto Avon, seguram o cheque, ladeados por Luiza Brunet, Embaixadora do Instituto Avon, Edward Brasil, reitor da UFG, Dr. Ruffo de Freitas Jr., coordenador do Programa de Mastologia do HC/UFG, acompanhados por representantes dos governos estadual e municipal.

O novo centro foi idealizado de acordo com os mesmos parâmetros dos demais quatro centros de detecção apoiados pelo Instituto Avon em Salvador (BA), Porto Alegre (RS), Barretos (SP) e Jundiaí (SP). O objetivo é oferecer qualidade e conforto no atendimento, exames precisos e feitos com agilidade, além de rapidez nos agendamentos e nos diagnósticos. Com a otimização dos serviços, que estarão todos centralizados no mesmo local, o Programa de Mastologia do Hospital das Clínicas/UFG espera dobrar sua capacidade de atendimento de 9 mil para 18 mil mulheres ao ano. Além disso, o centro será o primeiro no estado a contar com um aparelho de estereotaxia, de alta precisão, que permite a identificação de tumores em 3D. A previsão de inauguração do Centro de Detecção Precoce do Câncer de Mama é maio de 2014.

Ficamos honrados em iniciar a celebração dos 10 anos do Instituto com o anúncio dessa parceria, pois todo esse trabalho se resume a um ponto: salvaremos vidas. Além disso, essas mulheres contarão com mais conforto e exames de maior qualidade. Estamos dando condições para elas se cuidarem”, comemora David Legher, presidente da Avon Brasil. “Nosso projeto de apoiar centros de detecção em todo o país tem se mostrado a cada dia uma decisão mais acertada. Podemos ver, na prática, todos eles levando à diminuição do tempo dos exames, dos diagnósticos. Era esse o resultado que esperávamos.”

Poderão ser atendidas gratuitamente, por meio do SUS (Sistema Único de Saúde), mulheres de todo o estado de Goiás, com idade igual ou maior que 40 anos (e/ou com 35 anos ou mais com alto risco para o câncer de mama), direcionadas pelos serviços municipais de saúde. O atendimento contará com toda a infraestrutura para oferecer um serviço completo, do atendimento ambulatorial em mastologia e procedimentos diagnósticos (como mamografia, ultrassonografia e outros) até as especialidades de oncologia e cirurgia plástica, passando por serviços de apoio como assistência social e psicologia, além de favorecer a formação, a capacitação e a pesquisa.

Este projeto, viabilizado por meio da parceria com o Instituto Avon, permitirá a utilização de técnicas modernas na detecção do câncer de mama, diminuindo o número de cirurgias para o diagnóstico das doenças da mama, cortando custos para o Estado e reduzindo o tempo de espera entre a mamografia e o início do tratamento das pacientes”, diz Ruffo de Freitas Júnior, coordenador do Programa de Mastologia da UFG. Segundo o médico, o tempo de espera para os exames deve diminuir dos atuais 30 dias para 14, quando o centro estiver pronto. “Será um grande reforço na busca da redução da mortalidade feminina por câncer de mama em todo o Estado de Goiás”, afirma.

Segundo a pesquisa Instituto Avon/Data Popular – Percepções sobre o Câncer de Mama, realizada no ano passado, dentre as mulheres com histórico de câncer de mama, a primeira suspeita da doença surgiu após autoexame, mencionado por 38,4% das entrevistadas. A mamografia aparece em segundo lugar, citada por 29,9% das mulheres, indicando que a maior parte delas ainda descobre o câncer de mama quando os tumores já estão maiores e podem ser percebidos pelo toque, momento em que o tratamento passa a ser menos efetivo do que se realizado quando o tumor ainda é bem pequeno. A pesquisa ouviu 1.700 pessoas, entre mulheres com e sem histórico da doença, homens e profissionais de saúde de todo o país.

Nós nos empenhamos em detectar quais são os obstáculos para a mulher fazer as mamografias e diminuir essas barreiras”, comenta Lírio Cipriani, diretor executivo do Instituto Avon. “Sabemos que muitas não acreditam no benefício da mamografia, então apoiamos projetos que levam mais informação e conscientização. Mas sabemos também que as dificuldades para realizar os exames podem fazer a mulher desistir, daí a necessidade de otimizar os serviços, por meio dos centros de detecção precoce”, explica. Este é o quinto projeto de criação de centro de detecção apoiado pelo Instituto Avon no país e o primeiro na região Centro-Oeste. 



Uma parceria de longa data em Goiás – O Instituto Avon tem um histórico de parcerias com o Programa de Mastologia da UFG que começou em 2005, com iniciativas para favorecer o acesso das mulheres goianas à informação e ao tratamento de qualidade para o câncer de mama. A primeira iniciativa foi o apoio ao projeto De Peito Aberto, do Hospital das Clínicas/UFG, com um aporte de quase R$ 100 mil para investimento em capacitação e treinamento de agentes comunitário se saúde em relação ao câncer de mama. Dois anos depois, as duas instituições se uniram novamente para uma ação de detecção precoce que contou com a participação de agentes comunitários de saúde e revendedores Avon, na qual o Instituto Avon destinou cerca de R$ 160 mil para a compra de um aparelho de ultrassom e computadores. Por fim, em 2010, o Hospital das Clínicas da UFG recebeu um aporte do Instituto Avon no valor de R$ 14,5 mil para viabilizar as publicações da produção científica dos dados epidemiológicos do Câncer de Mama levantados em Goiânia e em todo o estado de Goiás.

Em parceria com o Fundo Municipal de Saúde, em 2007, o Instituto Avon realizou a doação de um mamógrafo no valor de R$ 180 mil para o Hospital Municipal Modesto de Carvalho, em um projeto de rastreamento em mulheres acima de 40 anos em Itumbiara/GO.

Maria da Guarda, uma revendedora pela causa – Há mais uma grande ligação entre o estado de Goiás e o Instituto Avon, quando se fala de combate ao câncer de mama. A revendedora de produtos Avon Maria da Guarda Ferreira é de Iporá, no interior de Goiás. Ela descobriu estar com a doença em 2003, após ler um dos folhetos explicativos sobre a doença que chegou dentro de sua caixa de produtos. Fazendo o autoexame da mama durante o banho, sentiu o tumor. “Aquele folheto salvou minha vida”, lembra. “Apesar de já ser um tumor grande, tive tempo de buscar tratamento e fui curada”. Maria da Guarda já representou as revendedoras em várias mobilizações relacionadas à campanha Avon contra o Câncer de Mama. Entre elas, viajou ao Chile para levar sua mensagem de esperança e foi homenageada pelos mais altos executivos da Avon global em evento celebrativo dos 125 anos da empresa, em São Paulo, em 2011. Sua história pessoal de força e esperança também é comovente. Mãe de duas filhas, ela foi abandonada pelo marido logo no início da doença. Seguiu trabalhando como revendedora Avon mesmo durante o período da doença, para sustentar a família. Hoje, formada em pedagogia, namorando e um grande sucesso como revendedora, ela também dedica-se a uma organização que apoia mulheres com câncer de mama. “Foi difícil, mas saí mais forte dessa história, decidida a motivar as mulheres a fazerem os exames, a cuidarem delas próprias, para que possam cuidar de quem elas amam.”

A revendedora autônoma de produtos Avon é a maior força de ação das causas do Instituto Avon. Ela dissemina informações e promove a venda dos produtos que apoiam a campanha, comercializados nos folhetos da Avon. No Brasil, as cerca de 1,5 milhão de revendedoras participam anualmente das mobilizações pela causa que a Avon promove globalmente, em outubro, com a participação de grande parte do seu contingente de mais de 6 milhões de revendedoras. Só no Brasil, aconteceram mais de 800 mobilizações em 2012, a maioria com corridas ou caminhadas envolvendo as comunidades, para disseminação de informações sobre a importância da detecção precoce para salvar vidas. Goiânia foi um dos destaques, reunindo mais de 3 mil pessoas em uma Corrida e Caminhada contra o câncer de mama. Por essa contribuição, as revendedoras de Goiânia foram homenageadas no evento de anúncio da parceria, representadas por Maria da Guarda.

Sobre a Avon

A Avon, a empresa voltada para as mulheres, é líder mundial no mercado de beleza, com uma receita anual de mais de US$ 11 bilhões. Como a maior empresa de vendas diretas do mundo, ela comercializa seus produtos em mais de 100 países por intermédio de aproximadamente 6 milhões de revendedores autônomos. A linha de produtos Avon inclui itens de beleza de alta tecnologia, assim como produtos de moda e para casa, e apresenta marcas de qualidade reconhecida como Linha Avon de Maquiagem, Color Trend, Renew, Skin-So-Soft, Advance Techniques e Avon Naturals. Para obter mais informações sobre a Avon global e seus produtos, visite o site: www.avoncompany.com. Para saber mais sobre a Avon no Brasil, acesse: www.avon.com.br.
                                                                                        
Sobre as ações de responsabilidade social da Avon

A Avon é uma empresa global líder em ações sociais com foco em causas que interessam especialmente à mulher. As ações sociais da empresa são coordenadas pela Avon Foundation For Women, maior entidade focada em causas voltadas para a mulher ligada a uma corporação. Até 2012, foram doados mais de US$ 910 milhões em mais de 50 países para as causas do câncer de mama e violência doméstica. A ação de responsabilidade social da empresa está concentrada na disseminação de informações, na conscientização, no apoio a pesquisas sobre o câncer de mama e na ampliação do atendimento a mulheres com esta doença, por meio da campanha Avon Breast Cancer Crusade (no Brasil, Avon contra o câncer de mama) e nos esforços para reduzir a violência contra a mulher, por meio da campanha Speak Out Against Domestic Violence (no Brasil, Fale sem Medo – não à violência doméstica). A Avon também atua de forma efetiva na prestação de auxílio em caso de desastres naturais e emergenciais em várias partes do mundo. Os folhetos de produtos Avon trazem itens criados especialmente para arrecadar fundos para as causas. Além disso, a empresa promove eventos com participação de milhares de pessoas em várias partes do mundo para gerar fundos e promover a conscientização da sociedade, e distribui materiais informativos divulgados pelos mais de 6 milhões de revendedores de produtos Avon em todo o mundo. No Brasil, as ações sociais relacionadas ao combate ao câncer de mama e à violência doméstica são coordenadas pelo Instituto Avon, que celebra uma década de ações voltadas para a mulher. Desde 2003, a organização já doou mais de R$ 43 milhões para projetos e ações relacionados a essas causas no país.


Publicado gratuitamente.


Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...